Mogi Guaçu – Campanha de vacinação antigripal vai até 31 de maio


A 21ª Campanha Nacional contra a Gripe Influenza, de flagrada no dia 10 deste mês, se estende até o dia 31 de maio, e está sendo realizada por etapas em Mogi Guaçu, considerando a grade de entrega das vacinas. 
A Vigilância Epidemiológica recebeu até agora 10.800 doses para atender os primeiros grupos prioritários, no período de 10 a 19 de abril, que são as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e crianças de até 5 anos de idade.
O público-alvo nesses primeiros grupos são 1.432 gestantes, 235 puérperas, 2.864 crianças com menos de dois anos, 4.979 de dois a quatro anos e 1.701 com até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
A partir do dia 22 começam a ser vacinados todos os demais grupos, que são os trabalhadores na área da saúde (3.558 pessoas), professores das redes pública e privada (1.410), idosos acima de 60 anos (16.359) e doentes crônicos (10.222).
No caso dos doentes crônicos, que são portadores de comorbidade (mais de uma doença), é necessária recomendação médica para que recebam a vacina, exceto os que já estão cadastrados.
Há outros três grupos na lista de prioritários da segunda etapa: indígenas (Mogi Guaçu não tem), e funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade (ainda não quantificados).
Durante a campanha, a vacina estará disponível para todos os grupos, nas respectivas datas, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúda da Família, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
O Ministério da Saúde definiu o dia 4 de maio, sábado, como “Dia D” da campanha. Nessa data, em Mogi Guaçu, a vacinação será feita em todas as UBS e USF, das 8h às 12h. Nas UBSs Zona Norte (Jardim Novo I), Zona Sul (Jardim Itamaraty) e Centro de Saúde (centro) e na USF do Jardim Fantinato, o horário se estenderá até às 16h30. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *